Descubra os Caminhos de Aruanda

Transformação Espiritual e Sabedoria Ancestral

INSCREVA-SE JÁ
CURSO GRATUITO

Uma jornada gratuita de 4 horas rumo ao coração da umbanda e candomblé, guiada pelos espíritos de luz.



A transformação da humanidade começa com a transformação do indivíduo.

Junte-se a nós em uma expedição espiritual única, onde os segredos ancestrais da umbanda e candomblé são revelados. Sob a orientação dos Guardiões da Humanidade, este curso gratuito é o seu portal para tornar-se um livre pensador, enraizado na rica tradição espiritual brasileira.


“Para bem conhecer uma coisa é preciso ver tudo, aprofundar tudo, comparar todas as opiniões, ouvir os prós e os contras (...). É o que incessantemente recomendam os Espíritos que nos dirigem”. (KARDEC. Revista espíritaRio de Janeiro: FEB, 2004. V. III, set. 1860, p. 383.)



🌍 Nossa Missão e Visão 🌍

A missão dos Guardiões da Humanidade é despertar em você o senso de trabalho conjunto com mentores espirituais. Com a visão de sermos o maior formador de trabalhadores espirituais conscientes do mundo, convidamos você a se tornar um membro ativo desta incrível jornada, contribuindo para a difusão da espiritualidade universalista e tornando-se parte do maior portal de conteúdo e cursos de capacitação para o trabalho multidimensional.

O que você vai aprender

+ 4 HORAS DE CONTEÚDO INÉDITO!

Descubra a verdadeira essência da umbanda e do candomblé, explorando suas filosofias, rituais, e a interconexão com a espiritualidade universal.

Este curso desvenda não apenas as práticas externas, mas também o profundo impacto na evolução individual e coletiva.

Segundo o verbete de uma famosa enciclopédia digital, a umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs. Formada no início do século XX na região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir da síntese com movimentos religiosos como o candomblé, o catolicismo e o espiritismo, é considerada uma "religião brasileira por excelência" com um sincretismo que combina o catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

A mesma enciclopédia digital explica que candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há a crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Zambi, dependendo da nação) e o culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.

Será que estas definições estão corretas?
O curso Caminhos de Aruanda objetiva esclarecer essa indagação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

Robson Pinheiro, Pai João de Aruanda e Anderson Sandini  ministram o curso que tem o objetivo de quebrar paradigmas quando o assunto é umbanda, candomblé e espiritualidade.

São 4 horas de conteúdo informativo, contundente, revelador e gratuito.

 

 



MÓDULO I
OS SEGREDOS QUE NÃO LHE CONTARAM

 

AULA 1 | Candomblé e Umbanda: a filosofia dos Orixás revelada
AULA COM ANDERSON SANDINI 

 

Quebrando paradigmas, nesta aula inédita, o sacerdote Anderson Sandini ensina a cosmologia do candomblé para além do senso comum das pessoas que vêem essa filosofia apenas como uma religião.

 

O instrutor explica a conformação real dos Orixás, na visão do candomblé, além de elucidar a respeito da manifestação dessa força divina em cada indivíduo, tanto no candomblé, como na umbanda.

 

Indo adiante, Anderson Sandini apresenta sua experiência e opinião a respeito das semelhanças e das diferenças dessas duas vertentes espiritualistas, e faz um alerta sobre o que mudou na umbanda desde sua fundação, em novembro de 1908.

 

 

 

AULA 2 | Processo iniciático: educação mediúnica e desenvolvimento do indivíduo 
AULA COM ANDERSON SANDINI 

 

“A minha mediunidade nasceu pronta”, afirmam alguns. Qual a diferença de quem pula etapas para quem respeita seu tempo?

 

Será desnecessário, retrógrado e obsoleto passar pelo processo de iniciação, seja na umbanda ou no candomblé?

 

Como se dá o processo de iniciação, quais suas fases, quanto tempo leva e, mais importante ainda, para que realmente serve o processo de iniciação?

 

Nessa aula, aprenda que o tempo pode ser uma barreira útil entre você e o seu ego, dentro de um processo de educação e evolução contínua.

 

 

 


AULA 3 | O terreiro: talvez lhe contaram mentiras
AULA COM ANDERSON SANDINI 

 

Aprenda que candomblé não é – unicamente – o terreiro, como as pessoas são levadas a acreditar. Tampouco, se faz apenas de rendas, tecidos brocados, fitas coloridas e ritualísticas sem fundamento.

 

Descubra que a maioria das coisas que vemos aqui, na internet, está longe de ser umbanda e mais longe ainda de ser candomblé. Compreenda que o imaginário popular distorce o entendimento e o real propósito de cada vertente.

 

Em tom de desabafo, nesta aula Anderson Sandini pretende desfazer o mal entendido quando o assunto é terreiro de candomblé e tenda de umbanda.

 

 

 

AULA 4 | O despertar da consciência de um preto-velho.
AULA COM PAI JOÃO DE ARUANDA 

 

João Cobú, amigo mais conhecido como Pai João de Aruanda, em uma de suas encarnações, nasceu próximo a cidade de Salvador, no dia 24 de junho de 1828, dia de São João.

 

Aos 7 anos de idade foi consagrado a Xangô, quando iniciado no candomblé de Kêtu, nação à qual pertenciam seus pais.

 

Não demorou muito para que João Cobú começasse a questionar alguns costumes da ritualística praticada pelo candomblé nos idos do século XIX, principalmente quando o assunto era o sacrifício animal.

 

Nesta aula, Pai João de Aruanda narra como foi seu despertamento nos mistérios dos orixás sagrados e explica sobre seu compromisso no trabalho de elucidar as verdades espirituais.

 

 

 


MÓDULO II
SÉRIE DE ENTREVISTAS CAMINHOS DE ARUANDA

 

Este módulo dá continuidade aos assuntos anteriormente tratados nas 4 primeiras entrevistas da série Raízes Ancestrais, publicadas no Youtube. Assistir as entrevistas é pré-requisito para o melhor aproveitamento dos seus estudos neste curso. Você poderá encontrá-las na playlist a seguir:

 

 

 

Entrevista 5 | Candomblé: fundamentos e metodologia de ensino na tradição

 

Entrevista 6 | A relação de um babalorixá com a espiritualidade

 

Entrevista 7 | Magia negra sob a perspectiva do candomblé   

 

Entrevista 8 | O Orixá de cabeça, seus filhos e a relação entre eles

Espiritual

Para quem é este curso

Este curso é essencial para médiuns espíritas, praticantes e simpatizantes da umbanda e do candomblé, e qualquer pessoa em busca de crescimento espiritual e entendimento profundo das ciências do espírito.

Estudiosos das ciências do espírito, em geral, poderão ter suas dúvidas elucidadas ao desbravar os segredos que, antes, ficavam restritos a iniciados. Independentemente de sua tradição ou nível de conhecimento, há riquezas a serem descobertas nos Caminhos de Aruanda.

Instrutores
Robson Pinheiro Robson Pinheiro PRESIDENTE DA ORDEM DOS GUARDIÕES DA HUMANIDADE Médium, escritor e terapeuta, Robson Pinheiro é idealizador do projeto Guardiões da Humanidade. É autor de 47 livros, que venderam, somados, mais de 1,85 milhão de exemplares. Estuda e pratica desdobramento espiritual consciente há mais de 30 anos. É fundador e membro da diretoria da Casa dos Espíritos Editora e da UniSpiritus, que reúne três instituições beneficentes na região metropolitana de Belo Horizonte, MG.

Como Funciona

Totalmente online e gratuito, este curso está disponível para ser acessado em qualquer dispositivo, a qualquer hora.

Inscreva-se agora e comece imediatamente sua jornada de autoconhecimento e expansão espiritual.

Todas as aulas estarão disponíveis imediatamente após a confirmação da matrícula.

ANDERSON SANDINI

É um babalorixá que, em sua iniciação como sacerdote no candomblé, é descendente direto de Mãe Menininha do Gantois. Visando beber da fonte, Anderson frequentou a tenda de Zélio Fernandino de Morais, considerado o anunciador da Umbanda, em 1908.

ROBSON PINHEIRO

É autor do best-seller Tambores de Angola, livro de bastante expressão no movimento espiritualista quando o assunto é umbanda. Também é autor dos livros Aruanda, Sabedoria de preto

Faça parte dessa comunidade de almas em evolução

Faça parte dessa comunidade de almas em evolução. Descubra os Caminhos de Aruanda e caminhe conosco rumo à luz da verdadeira espiritualidade.

Carga horária

São 4 horas de conteúdo gravado, disponível online para acesso em qualquer dispositivo conectado à internet.

🤝 Junte-se à Nossa Comunidade Global 🤝

Ao se matricular, você se torna parte de uma comunidade global, presente em mais de 36 países e 449 cidades ao redor do mundo.

Junte-se a grupos de estudo presenciais, participe de discussões ricas em nossas redes sociais e conecte-se com instrutores e colegas que compartilham uma visão de trabalho conjunto para a Transição Planetária.

Eu estou extasiada com as palavras e visão de mundo do Anderson, arrepiei o vídeo inteiro, apaixonada por essa visão.

Sara

Brasília

Cada aula estou aprendendo, totalmente novo diferente dos que ja tinha visto ,lido e ouvido. parabéns

Joanna

Aracaju

Estou maravilhada, e agradecida por fornecer esse riquíssimo aprendizado.

Joyce

Vitória - ES

MATRICULE-SE GRATUITAMENTE

Bastar informar login e senha. Caso ainda não tenha, poderá criar um gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade

Conheça outros cursos

Seja um Agente dos Guardiões

Segredos de Aruanda

Aprenda os segredos sobre a prática da umbanda que jamais deveriam ter-lhe privado o direito do conhecimento.

Conheça o curso Saiba mais

Primeiros Passos

Neste curso gratuito, você vai entender quais são os primeiros passos para se tornar um Agente dos Guardiões da Humanidade e receber a sua Iniciação Cósmica.

Quero participar Saiba mais

Dúvidas
Frequentes

Não sou membro do Colegiado de Guardiões. Posso participar?

SIM. O curso é acessível a todos.

Este curso é presencial ou on-line?

O curso é 100% on-line.

Este curso é realmente gratuito?

SIM. Estas aulas introdutórias são 100% gratuitas.

Por quanto tempo terei acesso às aulas?

Os cursos gratuitos oferecidos pela plataforma dos Guardiões da Humanidade são de duração indeterminada. Eventualmente eles podem ser interrompidos. Mas fique tranquilo, antes que isso ocorra você será notificado com antecedência mínima de 30 dias.

Seja MEMBRO da plataforma de estudos dos Guardiões da Humanidade

TORNE-SE MEMBRO