Home Blog

Emoções positivas e negativas: identifique e mude sua vida

Publicado em 5 de julho de 2022 por Guardiões da Humanidade

BLOG

Manter a energia positiva não significa ignorar os problemas, e sim trabalhar as emoções a seu favor. Veja como identificá-las e fazer uma mudança real de vida.

Estamos em um momento difícil e conturbado da civilização. Crise econômica, pandemia e perda de pessoas queridas abalam o emocional de qualquer indivíduo. Emoções fazem parte da vida e vêm carregadas de energias — muitas delas, negativas.

Mesmo a emoção mais sutil pode afetar nossa saúde. É só observar como uma pessoa que tem uma visão mais positiva da vida costuma ser mais saudável também. Funciona como um ciclo energético: uma enfermidade abala o emocional, que abala ainda mais a saúde. Mas o ponto de partida pode ser a energia que você mesmo emana.

Manter a energia positiva não significa ignorar os problemas, e sim trabalhar as emoções a seu favor. Veja como identificá-las e fazer uma mudança real de vida.

Identifique suas emoções

A emoção é um estado afetivo que surge como uma reação imediata a um estímulo.

Emoções positivas

As emoções positivas são aquelas que estimulam o surgimento de sentimentos igualmente positivos. São estimuladas por atitudes consideradas agradáveis pelo indivíduo. Resumindo, ocorrem quando o indivíduo percebe e sente algo benéfico em um curto espaço de tempo. Algumas delas são entusiasmo, esperança, aceitação, motivação e felicidade.

Emoções negativas

As emoções consideradas negativas são as reações imediatas a um momento considerado desagradável para o indivíduo. Arrependimento, preocupação, desespero, frustração, decepção, vergonha e estresse são alguns exemplos.

Lembre-se de que ambas as emoções — as positivas e as negativas — são naturais e necessárias. Quando você descobre que alguém querido está doente é óbvio que vai ficar preocupado. Mas quando o ciclo de uma emoção negativa se amplia a ponto de prejudicar sua vida é hora de rever como você lida com ela.

 

E você deseja construir os alicerces da sua felicidade?
Conheça o curso Oficina das Emoções e descubra as ferramentas que ajudarão você a superar seus maiores dilemas íntimos.
 

Oficina das Emoções

 

Tenha o momento de autorreflexão

Somos o resultado do que pensamos e sentimos. É preciso, portanto, entender quais emoções estão passando por dentro de você. Como você reage a uma situação importante da sua vida? Qual fator marcou tanto que traz uma emoção intensa até hoje?

A autorreflexão faz com que nos livremos daqueles pensamentos considerados “inflexíveis”, de crenças limitantes que parecem nunca mudar. Porém, o ser humano é naturalmente flexível — é essa possibilidade de mudar que faz com que o indivíduo evolua.

Veja algumas dicas para fazer sua autorreflexão:

Pense na sua educação familiar

Dizem que somos o reflexo das cinco pessoas com as quais mais convivemos. No entanto, durante a infância e adolescência recebemos influências mais sólidas para a formação do nosso caráter. Muito da nossa forma de agir é um reflexo da educação que recebemos logo no início da infância. Portanto, reflita o quanto a sua criação influencia na forma como você se enxerga atualmente.

Analise suas reais necessidades e emoções

Todo ser humano tem necessidades e desejos — eles são nossas motivações. As emoções, aliás, também são reflexos deles. Quanto maior a necessidade/desejo, maior a alegria/frustração. 

É preciso entender quais são as necessidades reais da sua vida e quais são apenas os desejos que atrapalham seu desenvolvimento. Muito do que se imagina ser necessário para ser feliz na verdade é um apego a algo do passado que não favorece em nada o crescimento pessoal.

Entenda seus mecanismos de defesa

Outro fator que impede você de lidar com suas emoções é estar cheio de mecanismos de defesa, que não permitem enxergar a realidade. Eles são ativados principalmente quando ouvimos algo que ameaça o que enxergamos como identidade ou quando somos expostos a uma informação dolorosa sobre nós mesmos.

Conhecer essas estratégias de defesa ajudam a encarar os medos mais profundos, carências, vazios e necessidades.

Saiba que emoções negativas podem paralisar

Já percebeu como uma emoção negativa pode paralisar? O medo faz com que você não saia do lugar; a raiva te faz remoer uma situação desagradável repetidamente; a frustração te faz acreditar que não é possível realizar um sonho. Tudo isso é natural ao ser humano, mas quando você deixa que as emoções negativas dominem seu interior, o seu exterior paralisa e para de avançar.

Em sua autorreflexão, veja quais emoções impedem que você faça aquilo que deseja. É o medo do julgamento alheio? A frustração por não conseguir nas primeiras tentativas? A vergonha por ser alguém mais velho tentando algo novo?

Não se afaste do negativo

Ignorar as emoções negativas não vai fazer com que elas sumam. É preciso compreender:

  • por que elas surgiram;
  • quais os gatilhos, ou seja, que fato ou pensamento as despertou;
  • o que fazer para lidar com elas.

Faça atividades físicas

A atividade física é fundamental para modificar o padrão energético das nossas emoções. Isso porque emoções negativas liberam cortisol, o hormônio do estresse. Embora seja natural, os picos de estresse constantes não permitem que o organismo consiga regular a quantidade de cortisol liberada, o que acaba provocando transtornos físicos e mentais.

Além de fortalecer o corpo por completo, a atividade física libera serotonina, o hormônio da felicidade, além de endorfina, que tem efeito analgésico, prolonga o bem-estar e o humor, sem contar a inibição da irritação e do estresse.

Fale sobre suas emoções com outras pessoas

Falar com um psicólogo ou analista pode fazer toda a diferença na forma com a qual você lida com suas emoções. Ele pode apontar sentimentos que, num primeiro momento, parecem positivos, mas escondem camadas de emoções negativas que estão guardadas há muito tempo.

Outra alternativa é procurar por grupos de apoio. São pessoas que passam por problemas parecidos, por isso cada participante pode se sentir seguro para desabafar sem julgamentos. 

Por fim, há emoções mais fortes, que muitas vezes acabam sendo trabalhadas com a ajuda de medicamentos. Essa é uma missão que pode ser feita com o auxílio de um psiquiatra, que trabalhará com o psicólogo e o grupo de apoio para proporcionar a você mais qualidade de vida.

Ter emoções positivas e negativas é algo plenamente normal — o segredo está em saber como lidar com elas. E nós podemos te ajudar. 

Este texto é parte do curso Oficina das Emoções, criado com todo o cuidado para ajudar você nessa caminhada para sua melhor versão.
Conheça o curso Oficina das Emoções – Uma Terapia para a Alma

Facebook Email

Comentários

Filtros:
Deixe seu comentário
Acessar minha conta
Inscreva-se

Mínimo de 8 caracteres contendo letras e números.

Esqueci minha senha
Problemas de acesso?

Veja se o nosso suporte técnico pode te ajudar. Porém, antes de entrar em contato, verifique se já temos a resposta para a sua dúvida.

Entre em contato
via CHAT

ou via Skype
suporte.colegiado